HAYDN 2009 - Ensemble Contrapunctus



























Seg. 2 Fevereiro
Pequeno Auditório
Início 21.30h
Preço único 3€
M/4 anos


José Pereira, violino I
Arthur Soulès, violino II
Alexandre Delgado, viola
Guenrikh Elessine, violoncelo


PROGRAMA:
Quarteto em lá maior, Op. 2 Nº1 (19 min)
Quarteto em mi bemol maior, Op.33 Nº 2 (16 min)
- Intervalo -
Quarteto em si bemol maior, Op.76 Nº 4 (23 min)


Projecto Haydn 2009
O quarteto de cordas foi um campo de exploração musical e de expressão pessoal onde se condensou a essência do espírito da era clássica. Haydn libertou-o das suas origens como divertimento e revelou-lhe o potencial dialogante, capaz de influenciar o rumo da história da música; por isso o epíteto de “pai do quarteto de cordas” não podia ser mais merecido.
Os quartetos de Haydn nasceram em berço aristocrático mas destinavam-se a um número crescente de apreciadores da música de câmara de toda a Europa e a um florescente mercado editorial; foram por isso um veículo de democratização musical, num quadro mais intimista que o das sinfonias.
Evocando os duzentos anos da morte de Haydn, a Antena 2 promove ao longo de 2009 a audição integral dos 76 quartetos que Haydn compôs ao longo de quatro décadas; um total de 22 concertos que percorre outras tantas cidades de todo o país.

Ensemble Contrapunctus
O ENSEMBLE CONTRAPUNCTUS é um grupo cujo denominador comum é a paixão pela música e cujo objectivo é a colaboração entre músicos com forte empatia e elevada qualidade na execução do melhor e mais variado reportório da música de câmara. Tendo como núcleo de base os membros do Moscow Piano Quartet – o violoncelista Guenrikh Elessine, o violinista José Pereira, o violetista Alexandre Delgado e o pianista Alexei Eremine — o grupo tem uma composição variável que abrange as mais diversas formações da música de câmara, das mais inusuais ao consagrado quarteto de cordas.
Nessa última vertente, o grupo foi seleccionado pela Antena 2 para interpretar em 2009 metade da integral dos quartetos de Joseph Haydn, no âmbito da evocação dos 200 anos da morte do compositor.