Concerto de Reis

















Sáb. 07 Janeiro – Concerto de Reis
Pelo Grupo de Cantares de Portalegre
Grande Auditório
Inicio 16h
Entrada Livre
M/4 anos

O Semeador – Grupo de Cantares de Portalegre, virá de novo ao CAEP partilhar a sua música com o público, no já habitual concerto de Reis.
Cantar os Reis é uma tradição, é a partilha de votos de um bom ano com as suas cantigas, é uma tradição a manter…

“Boas Festas, Boas Festas
Tenham vossas senhorias
Com boas entradas de ano
Com saúde e alegrias.”
(Tradicional)

The Poppers


















Sáb. 21 Janeiro – The Poppers + exibição de "Meio Metro de Pedra"
Garagem / Powerpop / Rock
Pequeno Auditório
Inicio 21.30h
Preço Único 5 euros
M/4 anos

Banda oriunda dos Olivais Norte, Lisboa, os The Poppers praticam um Rock ’n’ Roll bem definido e animado, influenciado pela sonoridade 60’s de bandas como os Rolling Stones, The Who ou Small Faces.
Depois do lançamento do primeiro álbum, “Boys Keep Swinging”, em 2006, seguiu-se uma extensa digressão com cerca de 80 concertos em Portugal e Espanha (incluindo um inesquecível concerto em Portalegre).
O segundo álbum, “Up with Lust”, foi lançado em 2010, mostrando com mestria a reinvenção histórica e musical do Rock ‘n’ Roll.

MEIO METRO De PEDRA

Pela primeira vez em Portugal, está documentada a história da contracultura do rock'n'roll nacional desde o seu surgimento no fim da década de 50 até aos nossos dias.
Na década de 60, inspirados por bandas como os Shadows, Bill Haley ou os Beatles, cerca de 3000 conjuntos de norte a sul de um país sob o alçada de Oliveira Salazar abalaram as editoras inconscientes deste som emergente.
Um impulso de espírito ousado que percorreu o psicadelismo dos Jets, o punk dos Aqui D'el Rock, e se estabeleceu em pontos nevrálgicos como Braga, Coimbra ou Barreiro.

Um pedaço da história de Portugal que tende a ser ocultado sobrevive através do selo independente da Ama Romanta, da Bee Keeper, da Lux ou da Groovie Records, e tem neste documentário de Eduardo Morais, a sua merecida celebração.

Participações

Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta); Henrique Amaro (Antena 3); Victor Gomes; Madalena Iglesias; Filipe Mendes (Chinchilas/ Roxigénio); João Alves da Costa (Jets); Victor Torpedo (Tédio Boys/ The Parkinsons); Raquel Ralha (Belle Chase Hotel/ Wraygunn); Suspiria Franklyn (Les Baton Rouge); Tó Trips (Lulu Blind/ Dead Combo), entre outros.

39 Degraus de Alfred Hitchcock





























Sex. e Sáb. 27e 28 Janeiro – 39 Degraus de Alfred Hitchcock
Teatro
Grande Auditório
Sexta – 21.30h
Sábado – 16.30h e 21.30h
Preço Único 12.5 euros
M/12 anos

Quando um ilustre e bem parecido gentleman inglês é procurado por um crime que não cometeu e se vê enredado numa teia de espiões, isto significa que estamos perante “Os 39 Degraus”. Adaptado do filme clássico de Hitchcock, a partir do livro de John Buchan, “Os 39 Degraus” leva ao palco quatro corajosos actores que, sozinhos, desempenham mais de 100 personagens, num dos mais brilhantes e premiados espectáculos da Broadway e do West End.

O resultado só pode ser uma comédia a alta velocidade que tem tudo: intriga, espionagem, aventuras, heróis, vilões, romance e muitas gargalhadas. Mais que um espectáculo, “Os 39 Degraus” é uma experiência teatral nunca antes vista nos palcos portugueses.

Duração do espectáculo 100 minutos | Intervalo 15 min.

Um espectáculo de Paulo Sousa Costa
Produção Yellow Star Company
Encenação Cláudio Hochman
Interpretação Vera Kolodzig, Joaquim Horta, João Didelet e Rui Melo
Tradução Sílvia Baptista
Música e Sonoplastia Alexandre Manaia
Som Jorge Barata
Desenho de Luz José Carlos Nascimento

a Jigsaw


























Sex. 03 Fevereiro – a Jigsaw
Blues / Folk / Indie
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 5 euros
M/4 anos

Os a Jigsaw são um trio indie multi-instrumentista que se rendeu ao som do folk, do country e dos blues. Depois do sucesso atingido com o álbum conceptual “Letters From The Boatman” (2007), João Rui, Jorri e Susana Ribeiro fizeram chegar até ao público um segundo álbum, “Like the Wolf” (2009) e o seu “irmão gémeo” “Like the Wolf Uncut” (2010), digressão que visitou Portalegre.

Após a sua “Like the Wolf European Tour” em 2010, que os levou aos palcos de mais de 12 países e onde receberam críticas elogiosas da imprensa especializada, regressaram a Portugal para gravar o seu terceiro registo, na cidade de Portalegre, “Drunken Sailors & Happy Pirates”. As intensas performances ao vivo, onde diferentes instrumentos surpreendem o público a cada momento, fazem deste um projecto a não perder.

Pets de Olga Roriz




















Sáb. 11 Fevereiro – Pets de Olga Roriz
Dança Contemporânea
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 5 euros
M/12 anos

Pets é um espectáculo sobre nós, seres afectuosos, facilmente domesticáveis, afeiçoados, dóceis e selvagens, perigosos e cruéis.
Falso! É um espectáculo onde nos propomos observar o inatingível.
O privado e o público. O quotidiano, a rotina e os hábitos. O silêncio e a solidão. Os lugares apertados. O espaço sem espaço. A acumulação dos detritos. A reciclagem dos afectos, dos objectos dos sentidos. A azáfama e a inércia reciclada. As pequenas palavras. A procura dos nomes. As presas e as surpresas. O jogo de poderes. A sedução. O desejo. O domador e o domesticado. As funções e disfunções. A dependência. Reacções e confusões. A vivência possível. A ironia de uma partilha forçada. A falsa privacidade. O engano. O acaso. Brincar como se fosse ao acaso.
Homens e mulheres afeiçoados por si próprios. Auto domesticados. Selvagens.
Um espaço interior com paredes, portas e janelas imaginárias. A luz é apenas uma memória. O som da cidade decepou-se no tempo. A clausura torna-se real.

Olga Roriz

Direcção e Figurinos: Olga Roriz
Selecção musical: João Raposo, Olga Roriz
Música: Arvo Part, Bebe, Bonobo, Carlos Gardel, Caverna, Eleni Karaindrou, Gotan Project, Joan Jeanrenaud, Jonny Greenwood, Pink Martini, The Chemical Broyhers, Wax Poetic
Desenho de luz: Cristina Piedade
Pós-produção áudio: João Raposo
Técnico de som: Sérgio Milhano
Técnico de luz: Daniel Verdades
Assistente da Direcção Artística: André Louro
Assistente de cenário, adereços e figurinos: Maria Ribeiro
Director de produção: Pedro Quaresma
Produtor executivo: Teresa Brito
Intérpretes: Catarina Câmara, Maria Cerveira; Marta Lobato Faria; Bruno Alexandre; Pedro Santiago Cal

Companhia financiada por: DGartes | Espaço cedido por: Tranquilidade
Consultoria Fundraising: Spark | Apoio Jurídico: PLMJ – Sociedade de Advogados, RL

Melech Mechaya
















Sáb. 18 Fevereiro – Melech Mechaya
Música Klezmer
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 5 euros
M/4 anos

Melech Mechaya é uma banda portuguesa de música Klezmer, sedeada em Lisboa e Almada, geralmente considerada como a primeira e mais proeminente banda do género em Portugal.

Atingiram notoriedade devido aos seus festivos concertos e contagiante sonoridade Klezmer, inspirada ainda pelas músicas cigana, árabe e balcânica, bem como o Fado e o Tango.
As suas actuações ao vivo são interactivas, tendo Rodrigo Nogueira, da revista “Time Out” referido-se a eles como "uma incrível banda ao vivo".

Sérgio Godinho – “Mútuo Consentimento”




















Sáb. 25 Fevereiro – Sérgio Godinho – “Mútuo Consentimento”
Acústico / Folk / Pop
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 15 euros
M/4 anos

“Mútuo Consentimento” é o título do novo disco de Sérgio Godinho e promete ser um dos mais importantes da sua discografia. No ano em que passam 40 anos da edição de “Os Sobreviventes”, o primeiro álbum da sua carreira, Sérgio Godinho olha em frente e apresenta-nos um disco constituído por 11 novas canções como só ele nos sabe oferecer. A mestria de descobrir a musicalidade das palavras, tão característica em Sérgio Godinho, pode ser reconhecida em temas como “O Acesso Bloqueado”, “Bomba-Relógio”, “Eu Vou a Jogo” ou em “Em Dias Consecutivos”.

No palco, as novas canções e as outras, sempre actuais. Uma noite sem acesso bloqueado e em mútuo consentimento…

Direcção Musical, Guitarras, Programações e Coros: Nuno Rafael
Guitarras, Percussão e Coros: Miguel Fevereiro
Piano, Teclados e Coros: João Cardoso
Baixo e Coros: Nuno Espírito Santo
Bateria, Percussão e Coros: Sérgio Nascimento
Coros, Teclados e Percussão: Sara Corte-Real
Sopros, Teclados e Coros: João Cabrita

Não Há Euros P’ra Ninguém





























Sáb. 03 Março – Não Há Euros P’ra Ninguém
Teatro Revista
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 12 euros
M/4 anos

“Não há Euros p’ra Ninguém”, teatro de revista sobre a Crise, e não só, tem como principais atracções artísticas três dos mais populares protagonistas da especialidade – Octávio Matos, Natalina José e Anita Guerreiro, além das participações ainda de Isabel Damatta, Paulo Oliveira, Diogo Cruz e Ana Roque.

Fuga


















Sáb. 10 Março – Fuga
Teatro
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço Único 12 euros
M/4 anos

Um ministro demite-se, na sequência de um escândalo de corrupção que lhe destrói a carreira política. A sua mulher foge com o jornalista que revelou o caso.
O caos instala-se na vida de Vicente Calado, que considera tomar medidas definitivas, quando uma vendedora ambulante lhe bate à porta.

Com uma vida dura, esta mulher é alegre e dinâmica. A força com que luta contra as adversidades diárias tornam-na diferente de qualquer outra mulher que conheceu. O seu encanto conquista-o, levando-o à esperança por dias melhores e à paixão.

Nem tudo o que parece é, nesta comédia que apenas pode terminar de forma...surpreendente!

Autor: Jórdi Galcerán
Tradução e Adaptação: Joaquim Monchique
Encenação: Fernando Gomes
Interpretação: Maria Rueff, José Pedro Gomes, Jorge Mourato, João Maria Pinto, Sónia Aragão
Cenografia: Eric Costa
Figurinos: Dino Alves
Desenho de Luz: Paulo Sabino
Música: Alexandre Manaia

Fingertips





















Sáb. 17 Março – Fingertips
Pop/Rock
Grande Auditório – 21.30h
Plateia VIP 25 euros (apenas 10 bilhetes para venda, Este bilhete que dá acesso a um meet & greet exclusivo com a banda no final do espectáculo)
Bilhete Normal 12.5 euros
Bilhete social 7.5 euros (Este bilhete obriga à entrega de um PACOTE MÍNIMO DE ALIMENTOS (2 alimentos diferentes) a entregar na entrada da sala do espectáculo, que irão reverter para a
APPACDM de Portalegre - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental)

Um ano depois de “Venice”, o primeiro álbum com a nova vocalista Joana Gomes, os Fingertips avançam para “2”, que estará à venda a 5 de Março.
O single “Running Out Of Time”, já a rodar nas rádios nacionais, é o som de avanço do novo trabalho.
Entre Março e Maio, a banda estará em digressão nacional onde vai mostrar
Linkao País as novas canções, de “2”, o novo disco e estreando também um novo espectáculo.

LAIA

















Sex. 23 Março – LAIA
Alternativa / Ambiente / Rock
Pequeno Auditório
Inicio 21.30h
Preço Único 5 euros
M/4 anos

Guitarras portuguesas com rock. Adufes com distorção. Vozes instrumentais e baterias aos berros. Laia é uma banda feita a partir de coisas simples. Como artesanato de aldeia. Como rock de cidade.
Os Laia apresentam-nos o novo disco, feito de vertigens e melodia. Depois do álbum de estreia, “Viva Jesus e mais Alguém”, repartido entre cidades, subúrbios e ilhas atlânticas, segue-se o novo disco, gravado ao lado do Jardim Zoológico.
Ao vivo, tudo isto é rock.

Orfeão de Portalegre – 32 Anos a Cantar




















Sáb. 31 Março – Orfeão de Portalegre – 32 Anos a Cantar
Concerto de aniversário do Orfeão de Portalegre
Grande Auditório
Inicio 16h
Preço Único 3 euros
M/4 anos

O Orfeão de Portalegre, ao longo dos seus 32 anos, realizou já inúmeros concertos pelo país e pelo estrangeiro, nomeadamente Espanha, França e Itália, orgulhosamente levando o nome de Portalegre a todos esses locais.
Neste dia de festa, o Orfeão vem partilhar com todos aqueles que nos apoiam e nos incentivam, e também com o público em geral, um espectáculo musical eclético, que vai da música popular ao Fado.